A Ilhéu Fashion realiza hoje mais uma edição da Gala do Laço, iniciativa que visa manter vivo o contributo do falecido Hernani Almeida na luta contra os cancros de mama e da próstata. A oportunidade vai ser aproveitada para entregar um donativo à Delegacia de Saúde de São Vicente e apoiar uma família afectada pelo cancro.
Ao Mindelinsite, Albertina Ferreira explica que é tradição da Ilhéu Fashion abraçar os laços Rosa & Azul com o objectivo de criar sempre uma maior consciencialização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cancros da mama e da próstata. “Normalmente realizamos a nossa gala em outubro ou em novembro. Mas, infelizmente o Hernani faleceu em outubro, era precisamente ele, juntamente com a Vogue, que organizavam este evento. Por conta disso, pensamos fazer a gala em novembro, mas a data escolhida coincidia com a URDI. Por isso, optamos por agendar o evento para a primeira semana de dezembro.”
A organização vai aproveitar ainda para entregar um cheque de 220 mil escudos à Delegacia de Saúde para a aquisição de um simulador. “Este montante tinha sido arrecadado em um outro evento realizado em 2019. Destina-se à aquisição de um simulador para ajudar a detectar o cancro de mama. Sabemos que muitas vezes as pessoas não sabem fazer a apalpação pelo que poderão ser ajudadas”, refere Bitina, que aproveita para informar que as receitas desta gala também já estão alocadas.
Neste caso, detalha, vai ser entregue a uma família que está a padecer da doença. “Vamos entregar o montante a uma mulher que deverá ser evacuada o mais rapidamente possível. Estamos a tratar do assunto junto com a Promoção Social, que tem as pessoas identificadas. Pelas informações que nos foram passadas, a mulher sofre de cancro do colo do útero e tem duas filhas, uma de 18 e outra de 26 anos, afectadas também pela doença. Queremos muito ajudar esta família”. acrescenta.
Nesta gala, segundo Bitina, a moda e a música com Tiago Silva, Carmen Silva e Cláudia Sofia irão partilhar o mesmo palco num evento que irá colocar na passarela Rosa & Azul, modelos não convencionais, na idade e nas medidas. “É um dar de cara para a causa. Se cada um de nós fizer um bocadinho estaremos a ajudar muitas pessoas a viverem um pouco melhor. Estamos a criar consciência. É este o objectivo da Gala do Laço, que vai acontecer hoje em um dos hotéis da cidade do Mindelo.”
Paralelamente, finaliza Albertina Ferreira, a Ilhéu Fashion estará a homenagear Hernani Moreira, mantendo vivo o seu legado. Além disso, revitaliza esta agência de modelos, perpetuando o seu trabalho de muitos anos.