A Fundação José Damata Monteiro, criada em 2012 por amigos da zona do Madeiralzinho em São Vicente e emigrantes dos Estados Unidos, ofereceu alimentos para um jantar especial de Natal e brinquedos a todos os residentes da localidade de Irak . O objectivo foi proporcionar um dia de Natal diferente para esta família.
Foi com o lema “ Nos Tud tem direito a uma ceia de Natal” e no quadro do projeto “Gertrudes e Joana Pinheiro” que esta fundação decidiu realizar um conjunto de atividades no Irak, no passado dia 23. Estas arrancaram às 12 horas com saudações aos participantes e intervenção de um representante da fundação. Seguiu-se um jogo convívio com os moradores e entrega de donativos aos residentes.
Foi distribuído uma prenda de Natal para a população, constituído por alimentos para preparar um jantar especial de Natal com frangos, grão-de-bicos, e muito mais e também brinquedos como bolas, pitos, balão, lê-se na sua página no facebook da Fundação Damata.
O projecto ”Gertrudes e Joana Pinheiro”, refira-se, tem como lema “k bo kme só Bo ma Bo família…quel kger número 10 de comida não é tua. Essa colher pertence a uma família que não conheces”, oferece todos os meses água e produtos alimentares a todos os residentes da zona. Ao todo, são cerca de 80 famílias com cerca de 300 pessoas.