A Delegacia de Saúde de São Vicente comemora hoje, Sábado, o Dia Mundial da Saúde com uma feira que pretende receber e examinar mais de 500 pessoas. Este ano o lema escolhido é ‘’cobertura universal da saúde’’, como forma de a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar a população para assuntos que afetam a humanidade.
O Dia Mundial da Saúde celebra-se a 7 de Abril e todos os anos a Delegacia de São Vicente realiza uma feira para divulgar informações sobre a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. Este ano, mais do que informar, o objectivo é prestar serviços de saúde nas mais diversas áreas e com profissionais de toda a ilha.
‘’Conseguimos, em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, especialistas diversos, representantes de todos os estabelecimentos de saúde da ilha, entre eles Medicentro, Urgimed, Labojovem e várias outras clínicas privadas’’, explica o delegado Elisio Silva.
Serão prestadas consultas e exames complementares, como ecografias, electrocardiogramas, análises no momento e raio x no momento. Os utentes poderão ainda beneficiar de serviços de despiste de tensão arterial, glicemia e problemas cardíacos, urologia, dermatologia, oftalmologia, medicina interna, traumatologia, ginecologia, fisioterapia, de entre outros.
A feira acontece das 10h às 15h e é destinada ao público em geral, com especial enfoque para a população mais carenciada, que não pode pagar o tratamento em clínicas privadas e que muitas vezes enfrenta longos períodos de espera para ter acesso às consultas de especialidade.
Natalina Andrade (Estagiária)