Pub.
Social
Tendência

FaED realiza seminário internacional para promover o diálogo sobre inclusão e acessibilidade

Pub.

A Uni-CV, através da Faculdade de Educação e do Desporto e outros parceiros, realiza esta quarta-feira, 12 de fevereiro, o II Seminário Internacional de Inclusão em Rede, iniciativa que visa promover o diálogo sobre inclusão e acessibilidade. O evento, de natureza híbrida, reúne académicos, especialistas e profissionais das áreas de educação inclusiva, acessibilidade e diversidade, para discutir estratégias e partilhar boas práticas para a construção de uma sociedade mais equitativa.

Serão dois dias de trabalho, com conferências, mesas-redondas e workshops, abordando questões relevantes como a inclusão de alunos com necessidades educativas específicas (NEE), a acessibilidade digital, a formação de professores e intervenções específicas em contextos educacionais. O seminário, que conta com parceria de instituições de Portugal, Brasil e Cabo Verde, procura reforçar as redes de colaboração, promover a troca de experiências e fortalecer as políticas de inclusão nos três países.

Publicidade

Os objectivos? Troca de experiência e boas práticas entre especialistas, investigadores e educadores de Portugal, Brasil e Cabo Verde, com foco na educação inclusiva. Ainda: discutir os desafios e avanços na inclusão de alunos com NEE em contextos educacionais; dotar estudantes do mestrado, professores e outros profissionais da educação de workshops/oficinas com competências sobre intervenções específicas; sensibilizar a comunidade académica e educativa para a importância da formação contínua em inclusão e contribuir para a realização de práticas inclusivas, na comunidade educativa. 

A abertura do seminário está marcada para às 09h e contará com intervenções do Pro-reitor João Medina, da Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital – Crid/ESECS/IPLeiria, Célia Sousa, e do delegado do Ministério da Educação, Jorge da Luz. Seguem os trabalhos com uma conferência intitulada “Inclusão e Acessibilidade-um mundo mais equitativo é possível?” E uma mesa-redonda “A Escola inclusiva em Cabo Verde. Ganhos e Desafios”.

Publicidade

Do programa consta ainda a conferência “A Inclusão e o Atendimento Educacional Especializado”, a cargo da professora Silvia Pavão (Brasil), a mesa-redonda “Abordagem Ecológica e Sistémica na Formação de Professores na Area da Inclusão”, por Flávia Roldan (Brasil), Célia Sousa (Portugal) e Aleita Furtado (C.Verde), e apresentação dos trabalhos dos alunos da 3ª edição do mestrado de Educação especial. E ainda oito workshops no segundo dia, quatros de manhã e quatros no período de tarde. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo