Pub.
Social
Tendência

Estudante de 12 anos mata colega e fere três em tiroteio numa escola na Finlândia 

Pub.

Um criança de 12 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas esta terça-feira num tiroteio numa escola primária Viertola, em Vantaa, na Finlândia. O suposto atirador, um aluno de 13 anos, foi detido no local.

O tiroteio ocorreu numa escola nos subúrbios de Helsínquia, a capital finlandesa, e provocou três feridos, todos alunos da escola. As três crianças foram levadas para o hospital para receber tratamentos, mas, segundo a polícia, uma delas, de 12 anos, acabou por morrer.

Publicidade

O estabelecimento é frequentado por cerca de 800 alunos e 90 funcionários. “O perigo imediato já acabou”, disse Sari Laasila, o diretor da escola, em declarações à Reuters

Já a vice-diretora de educação e formação de Vantaa, Katri Kalske, informou que já foi convocado um gabinete de crise e explicou que qualquer atualização sobre o incidente é da responsabilidade da polícia, noticiou o canal finlandês Yle.

Publicidade

A Finlândia endureceu a legislação sobre a compra e porte de armas em 2010, após casos de tiroteio em escolas. Em 2008, um estudante abriu fogo em uma escola profissional em Kauhajoki, matando nove alunos e um funcionário. Um ano antes, outro matou a tiros seis estudantes, a enfermeira e o diretor da escola, além dele próprio.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo