Um criança de 12 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas esta terça-feira num tiroteio numa escola primária Viertola, em Vantaa, na Finlândia. O suposto atirador, um aluno de 13 anos, foi detido no local.
O tiroteio ocorreu numa escola nos subúrbios de Helsínquia, a capital finlandesa, e provocou três feridos, todos alunos da escola. As três crianças foram levadas para o hospital para receber tratamentos, mas, segundo a polícia, uma delas, de 12 anos, acabou por morrer.
O estabelecimento é frequentado por cerca de 800 alunos e 90 funcionários. “O perigo imediato já acabou”, disse Sari Laasila, o diretor da escola, em declarações à Reuters.
Já a vice-diretora de educação e formação de Vantaa, Katri Kalske, informou que já foi convocado um gabinete de crise e explicou que qualquer atualização sobre o incidente é da responsabilidade da polícia, noticiou o canal finlandês Yle.
A Finlândia endureceu a legislação sobre a compra e porte de armas em 2010, após casos de tiroteio em escolas. Em 2008, um estudante abriu fogo em uma escola profissional em Kauhajoki, matando nove alunos e um funcionário. Um ano antes, outro matou a tiros seis estudantes, a enfermeira e o diretor da escola, além dele próprio.