Pub.
Social

Enfermeiras no Lar fazem rastreio de diabetes e hipertensão arterial na PN

Pub.

Cerca de uma centena de agentes afectos ao Comando Regional da Polícia Nacional  de São Vicente passaram ao longo desta manhã por um rastreio de diabetes e tensão arterial, uma iniciativa do projecto Enfermeiras do Lar. A enfermeira Aleida Delgado informa que o  objectivo era a promoção e a prevenção da Saúde e também assinalar o Dia Mundial da Saúde que se celebra hoje, 7 de abril. 

“Decidimos fazer hoje um rastreio de tensão arterial e diabetes. Começamos as 8 horas da manhã e terminamos às 11 h. Conseguimos atender uma media de 100 agentes da PN. Foi uma acção gratuita visando promover e prevenir a hipertensão arterial e as diabetes nesta classe profissional”, declarou. 

Publicidade

Para o efeito, foram destacados três enfermeiras e um administrativos. Mas esta não é a primeira fez que o projecto Enfermeiras do Lar realiza acções sociais. A 05 de março, por exemplo, estive na Lajinha, onde atenderam e partilharam conhecimentos lavadores de carro, diz a entrevistada Mindelinsite.  

Rastreio hipertensão arterial

Também estivemos na parte de trás do Mindelhotel onde estão muitos lavadores de carro, por serem pessoas com alguma vulnerabilidade e não se cuidam. Depois deslocamos para o Mercado de Peixe, onde pudemos partilhar informações e atender um número significativo de pessoas, numa parceria com a Cruz Vermelha e com a Delegacia de Saúde, que aproveitou para fazer algumas vacinas. Para estes atendimentos, estivemos acompanhados de uma nutricionista”, detalha. 

Publicidade

A ideia, afirma a enfermeira Aleida Delgado, é expandir as acções de caracter social e contemplar cada vez mais serviços e instituições, em consonância com o lema escolhido este ano pela Organização Mundial da Saúde, “Nosso Planeta, nosso lema” para assinalar o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. 

Este tema baseia-se, indica, nos grandes desafios que o mundo enfrenta, designadamente a pandemia da Covid-19, a poluição do planeta e a incidência crescentes de doenças, chamando a atenção para acções urgentes e necessárias para manter os seres humanos e o planeta saudáveis e promover um movimento para criar sociedades focadas no bem-estar. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo