São Vicente teve um sábado trágico, com o registo de duas mortes à facada e uma terceira pessoa ferida, todas atacadas dentro das respectivas residências, em Alto Mira Mar. O suposto autor dos crimes, Paulo Jorge Brito, mais conhecido por Gama, foi detido pela Polícia Nacional no local onde foi encontrada a primeira vítima mortal, Danilo José dos Santos, 18 anos de idade, e a irmã-gêmea, esta com ferimentos ligeiros. Momentos depois foi encontrada mais uma pessoa morta, também com golpes de arma branca e na mesma zona.
De acordo com testemunhas, por volta das 16 horas, Gama, de 52 anos, foi visto a entrar numa casa em Alto Mira Mar, onde supostamente esfaqueou o jovem Danilo, que terá falecido no local. A sua irmã-gêmea, Danila dos Santos, sofreu ferimentos leves, alegadamente ao tentar socorrer o irmão e foi levada ao hospital, mas está fora de perigo.
O alegado agressor foi detido no local e já está sob a alçada das autoridades. Danilo, que era natural de Santo Antão e residia em Alto Mira Mar, é lembrado como um jovem tranquilo e respeitador. “Danilo era meigo e muito educado e sempre se destacou como um dos melhores alunos das turmas por onde passou pela sua humildade, dedicação e seriedade”, escreve a Escola Industrial e Comercial do Mindelo, estabelecimento onde Danilo estudou do 7.º ao 12.º ano de escolaridade, finalizando o ensino secundário na área de administração de sistemas informáticos e de bases de dados.
Também a Universidade do Mindelo, onde Danilo José Lima dos Santos foi aluno do 1.º ano do curso de Engenharia Informática e Sistemas Computacionais, já expressou pesar pela morte do estudante. “Neste momento de dor, a Universidade do Mindelo, em nome de toda a comunidade académica, expressa as mais sinceras e sentidas condolências à família, aos amigos e colegas. A sua ausência será profundamente sentida, mas a sua memória permanecerá viva entre nós, sendo sempre lembrado pelo seu percurso e pela marca que deixou na nossa comunidade”, lê-se no comunicado.
Para piorar o cenário, por volta das 21 horas foi encontrada uma segunda pessoa morta à facada, ainda por identificar, dentro da sua residência, no mesmo bairro, perto do antigo Consulado de Portugal. A semelhança entre os crimes – mortos à facada dentro de casa -, leva as autoridades a relacionar estes dois ataques brutais. “As duas mortes ocorreram na mesma zona, mas não podemos dizer com precisão se estão relacionadas. Vamos fazer exames, nomeadamente autópsia aos corpos, para tentar esclarecer”, declarou fonte da polícia. Esta explica ainda que as autoridades estão neste momento a trabalhar para que o suspeito seja presente o mais breve possível às autoridades judiciárias.
Questionada se Gama apresenta alguma perturbação mental, a fonte garante que esta é uma hipótese que só pode ser confirmada por exames médicos. “Não encontramos evidências de que o suposto agressor tenha forçado a sua entrada nas residências. Este é outro aspecto que teremos de esclarecer. Mas o agressor residia na mesma zona e, possivelmente, conhecia as vítimas “, acrescenta.
O suspeito, segundo fontes do Mindelinsite, era uma pessoa conhecida em Alto Mira Mar por prestar pequenos serviços aos moradores.