Duas pacientes, de 36 e 38 anos, foram evacuadas com a “máxima urgência” de São Nicolau para São Vicente, na madrugada deste sábado, segundo informações avançadas à imprensa pelo Centro Conjunto de Coordenação de Busca e Salvamento (JRCC). A mesma fonte revela ainda que esta evacuação foi concluída com sucesso e as pacientes encaminhadas para o Hospital Baptista de Sousa.
De acordo com fornecidas pelo delegado de Saúde da ilha de São Nicolau, Élvio Pereira, uma das pacientes sofre de diabetes, com feridas e infecção na pele e deveria ser evacuada no domingo, mas aproveitou a “boleia” da outra pacientes que demandava conduta terapêutica imediata. “A segunda paciente foi diagnosticada com abdômen agudo, ou seja, queixava de fortes dores abdominais e necessidade de diagnostico e cuidados imediatos”, explica.
As duas pacientes foram transportadas para São Vicente no NSAR Ponta nhô Martinho, que largou do Porto Grande em direção ao porto de Tarrafal na ilha de São Nicolau às 21h40 minutos, informa o JRCC, realçando que concluiu a evacuação às 3h30 minutos, hora de atracação no Porto Grande.
Os dois doentes foram, de imediato, encaminhados para o Hospital Baptista de Sousa. Entretanto, não foi possível ao Mindelinsite confirmar o seu estado de saúde junta da Directora Clinica deste hospital.