Pub.
Social

Droga apreendida no Porto da Praia incinerada este sábado

Pub.

As 9,5 toneladas de cocaína apreendidas na operação desencadeada na tarde desta quinta-feira no Porto da Praia vão ser incineradas este sábado, 02 de Fevereiro, na Praia, informa a Polícia Judiciária em comunicado. O acto será testemunhado por autoridades e pela comunicação social.

Inicialmente especulou-se que a droga apreendida seria na ordem das sete toneladas. No entanto, em nota oficial, a Polícia Judiciária confirmou que o navio ESER trazia 9,5 toneladas de cocaína. O estupefaciente estava dividido em 260 fardos, que se encontravam escondidos no navio de pavilhão panamense. Um teste rápido confirmou tratar-se de cocaína.

Publicidade

Para além da apreensão, foram presos 11 indivíduos, todos de nacionalidade russa. O cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino Tanger, em Marrocos. Mas foi obrigado a desviar-se para Cabo Verde para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte, a bordo, de um dos tripulantes do navio ESER.

No entanto, antes mesmo do navio atracar no Porto da Praia, a Polícia Judiciária já estava na posse de informação de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de droga, graças a informações trocadas com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre-Narcotics), com sede em Lisboa.

Publicidade

De imediato, esta desencadeou a operação ESER, nome emprestado ao navio. A intervenção contou com apoio técnico da PJ Portuguesa, da Polícia Nacional Francesa, das Forças Armadas Nacionais, da Polícia Marítima, e ainda da Enapor e do Porto da Praia.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo