Dezenas de contadores de água de residências particulares do complexo Casa para Todos na Ribeira de Julião foram roubados na noite de domingo durante um “black out”, que se prolongou por horas. Tudo indica que o objetivo dos assaltante será extrair o cobre que existe no interior dos equipamentos. A empresa Electra remeteu um pronunciamento para mais tarde, após concluir o levantamento.
De acordo com uma moradora de um dos edifícios do Complexo Casa para Todos, boa parte dos contadores de água foi roubada durante o apagão, que deixou a ilha de S. Vicente às escuras. “No nosso prédio foram 12 contadores. Em um outro próximo foram quatro e ainda num outro levaram mais dois contadores. Foi uma razia. Para trás, os meliantes deixaram apenas os contadores de plástico. Mais grave foi a situação do bloco R, onde levaram todos os contadores. Infelizmente, só apercebemos do roubo esta manhã”, conta esta entrevistada.
Já outra moradora confirma que, no edifício onde reside, foram subtraídos 13 contadores, ou seja, todos os moradores estão neste momento sem acesso a água da rede. “Na nossa rua foram 25 contadores, 13 no nosso prédio, mais quatro em cada um dos edifícios vizinhos. Acho que estavam à espera de uma oportunidade para agirem. É muito suspeito que, em pouco tempo, tenham roubado tantos contadores”, conclui.
Indignados, os inquilinos pretendem apresentar uma queixa-conjunta logo mais, por volta das 12h30, na Polícia Nacional. “Queremos que seja uma queixa única para que possa ter mais força. Inclusive tivemos informações que algumas casas do Complexo Vila Monte tiveram também alguns contadores roubados na noite de sábado, durante um curto período de queda de energia.”
Confrontado, o Chefe do Serviço de Rede de Distribuição de Água da Electra, Júlio César, limitou-se a dizer que ainda estão no terreno a fazer o levantamento, pelo que prometeu disponibilizar mais informações mais tarde. “Estamos a tratar a questão e a analisar a situação. Por isso não podemos dizer nada ainda, só depois de concluir o levantamento. Por enquanto, sabemos apenas que foram roubados alguns contadores no complexo Casa para Todos da Ribeira de Julião.”
Questionado sobre as motivações por detrás de um roubo com esta dimensão, Júlio César disse desconhecer quaisquer razões para esta ação criminosa. Também não fala sobre o “blackout” da noite de domingo. “A parte da electricidade diz respeito a um outro sector. Não posso dizer nada sobre isso.”
Para além do chefe de Serviço de Distribuição de Água, o Mindelinsite abordou pelo menos outras cinco fontes dentro da empresa, incluindo uma das administradoras, para saber as causas do blackout ocorrido na noite de domingo em São Vicente e que se arrastou por um longo tempo, mas todos optaram por afirmar que desconhecem, pelo menos por enquanto, o que aconteceu.
Também da parte da Polícia Nacional, foi impossível saber se têm recebido queixas deste tipo de roubo ou de outras ocorrências directamente relacionadas com o corte no fornecimento de energia.