A Polícia Nacional comunicou a detenção, fora de flagrante delito, de um individuo suspeito de roubar cerca de 500 contos na paróquia de Santa Cruz, ilha de Santiago. O malogrado foi identificado através das câmaras de vigilância, mas esteve vários dias a monte.
Em comunicado, a PN informa que, após alguns dias de tratamento de informações e vigilância, uma equipa conseguiu cumprir, na noite de do dia 30 de agosto, o mandado de detenção emitido em seu nome do suspeito, que é natural de São Domingos, zona de sua residência. “Investigações decorrem para tentar reaver a quantia roubada e o detido será presente a autoridade judicial para efeito de aplicação de medida de coação”, refere.
Em uma reportagem divulgada pelo Santiago Magazine, este online informava que o suspeito esteve a rondar a zona da paroquia e residência do padre antes do assalto, que aconteceu de noite, numa altura em que o padre estava reunido com o seu staff a preparar a ordenação sacerdotal prevista para o dia 20.
Este terá entrado pelo portão, depois de danificar o sensor de movimento. No quarto do padre, que estava com a porta destrancada, encontrou 442 contos em notas, 31 mil escudos em moedas e 100 dólares num saco de plástico, que o pároco tinha na sua posse para organizar a Festa do Emigrante.
Para além do dinheiro, o suspeito terá levado alguns papéis da Igreja e todos os documentos pessoais de identificação (e não só) do padre local que estavam na sua carteira: CNI, cartões Vinti4, carta de condução, cartões de residência em França e em Portugal e recibo de compra de mercadorias.