Pub.
Escolha do EditorSocial

Davi “vence” concorrência com pinturas geométricas e em 3D

Pub.

Davidson “Davi” Sousa, 33 anos, é um pintor como tantos outros aqui de S. Vicente, mas está a destacar-se na sua profissão com elaboradas pinturas geometrias e em 3D. Começou a fazer este tipo de trabalho desde dezembro de 2020 e, em pouco mais de três meses, já soma uma clientela de respeito. “Desde há muitos anos que faço pintura padrão, mas comecei a fazer este trabalho diferente como forma de me destacar entre a concorrência”, diz.

Com o aumento da oferta em São Vicente, cada um se vira como pode para garantir o pão de cada dia. Foi assim que este pintor, que normalmente é contratado para embarrar e pintar paredes e mobiliário, decidiu começar a oferecer algo diferente aos seus clientes. “Senti necessidade de fazer algo mais para poder impor junto da concorrência. Comecei a fazer pinturas mais elaboradas e que exigem muito mais tempo e paciência. E o resultado agradou porque hoje sou contratado com muito mais frequência”.

Publicidade

Mas Davi mostra-se sempre irrequieto e, mesmo quando é contratado para fazer uma simples pintura, revela que leva debaixo do braço um pequeno catálogo de trabalho que mostra aos seus clientes. Também apresenta algumas sugestões, que são sempre bem acolhidas. “Há alguns anos que tenho uma microempresa. Mas, por causa do tipo de trabalho que tenho vinco a fazer, está a se afirmar no mercado. Trabalho com um número variado de pessoas, sendo que o máximo que já tive comigo foram oito”.

Davi e seu braço direito Alex do Rosário

Entre estes colaboradores, Davi destaca a parceria de “longa data” com seu braço direito Alex do Rosário. “Inspiro muito na internet, mas tendo sempre dar o meu toque pessoal, o meu estilo. Normalmente as pessoas aceitam as minhas sugestões. Felizmente, neste momento tenho muitos pedidos. Penso que isso acontece porque estou a oferecer algo novo, diferente”, detalha.

Publicidade

Os materiais e equipamentos necessários são todos adquiridos no mercado local, o que facilita a transcrição daquilo que vai na mente deste jovem para uma parede. “Comecei com pequenos desenhos, a sua maioria figuras geométricas. Com o tempo vou aperfeiçoando. A minha casa é o meu ´campo de treino´. Só depois de muito praticar é que arrisco fazer as minhas pinturas na casa de outras pessoas”, refere este jovem, residente no Lazareto.

Apesar dos desenhos elaborados, Davi revela que não estudou muito, conclui o 9 º ano de escolaridade. Mas não vê a pouco escolaridade como obstáculo porque sempre foi um batalhador, slogan que aliás usa para se apresentar na sua página no Facebook. Acredita que todos podem ter uma pintura diferente em casa, por isso negocia facilidades de pagamento.

Publicidade
Pintura 3D

A minha pintura exige muito trabalho. Por vezes levamos semanas para concluir uma parede estilizada. As com figuras geométricas são mais rápidas. Normalmente faço um em 2/3 dias. Já as em 3D são mais demoradas. As vezes levamos semanas para concluir uma parede. É um trabalho de muita paciência, cor-por-cor, quadrado-por-quadrado.”

O trabalho de Davi é sobretudo no interior das residências, como destaque em uma parede por exemplo. Mas também faz o básico, isto é, pinta e embarra uma casa conforme o gosto do freguês. “Antes limitávamos a misturar as cores e pintar. Agora as pessoas quer algo mais elaborado e único para exibir para amigos e familiares. É isso que tento oferecer”.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo