A Cabo Verde Inter-Ilhas e as três Câmaras Municipais de Santo Antão assinam na tarde desta segunda-feira um protocolo de cooperação, que vai permitir a esta empresa de transportes marítimos ceder 30 “cartão-passes” à estas autarquias, no âmbito da sua responsabilidade social. A CVI pretende com esta acção ajudar as CMs nas deslocações para fins médicos.
O acordo é o primeiro das muitas acções que a concessionária dos transportes marítimos interlilhas pretende realizar para assinalar o seu primeiro aniversário. Consiste, basicamente, na cedência de 30 “cartões-passes” – 10 para cada uma das três CMs -, cuja validade é de um ano. “Os cartões-passes podem ser usados na evacuação médica, mas também para apoiar a melhoria das condições de vida de estudantes e famílias em situação de maior vulnerabilidade social”, cita fonte conhecedora do processo.
Instado sobre o custo desta operação, a mesma fonte informa que a operação não é quantificável porque não envolve dinheiro. “A CVI não está a investir dinheiro neste processo. Está sim a ceder alguns lugares nas suas viagens regulares entre as duas ilhas, que podem ser usados pelas CMs em caso de necessidade. Mesmo que as CMs não cedem os cartões-passe, por exemplo, os lugares estão disponíveis”, ilustra, assumindo, entretanto que o “valor” pode ser substancial, rondando milhares de contos.
Este protocolo de cooperação, a ser assinado na tarde de hoje, visa ainda contribuir para o incremento do espirito de solidariedade e responsabilidade social. Outro objectivo é a prevenção, resolução ou redução de situações de pobreza e de exclusão social. Já os municípios pretendem, no âmbito desta parceria, fomentar iniciativas que visam minimizar os efeitos das desigualdades, injustiças sociais e promover uma maior dignidade das famílias e das comunidades.