A Cabo Verde Interilhas voltou a deixar os passageiros, que deviam viajar no navio Dona Tututa para São Nicolau, na ilha de S. Vicente. Revoltados, os passageiros fizeram muito barulho e a polícia teve de intervir para acalmar os ânimos. Em comunicado, a concessionária informou que devido a condições meteorológicas adversas a viagem São Vicente/São Nicolau foi cancelada. Promete, no entanto, retomar a ligação assim que o tempo permitir.
O abandono de passageiros com destino à ilha de São Nicolau no cais de cabotagem do Porto Grande, em São Vicente, dizem, é recorrente, pelo que as justificações apresentadas pela empresa já não convencem ninguém. Desta vez, relatam as nossas fontes, o dia de quarta-feira foi de muita incerteza, com a CV Interilhas a emitir dois avisos aos passageiros. No primeiro, a empresa já aventava a possibilidade do navio Dona Tututa não conseguir atracar no Porto de Tarrafal, enquanto no segundo congratulava-se com a melhoria do estado do tempo, o que permitiria uma atracação com segurança.
O navio chegou em São Vicente por volta das 18 horas e deveria partir logo de seguida para São Nicolau/Santiago, conforme a programação. Mas a CV Interilhas alterou os seus planos, para desespero dos passageiros que pretendiam viajar para a ilha de Chiquinho. “Fomos informados que, devido ao estado do tempo, o navio não iria mais atracar em São Nicolau. Por isso, a empresa permitiu o embarque apenas dos passageiros com destino a Santiago. O problema é que, conforme esta tinha informado horas antes, o estado do tempo melhorou. Por isso, ficamos descontentes,” referem.
Inconformados, os passageiros foram exigir explicação aos funcionários da CV Interilhas. De acordo com a nossa fonte, a pessoa abordada explicou que o comandante é inexperiente pelo que a empresa decidiu suspender a viagem para São Nicolau, tendo em conta as dificuldades de atracação no Porto de Tarrafal. “Esta desculpa até pode ser aceitável. O problema é que a empresa lavou as mãos. Passaram a informação aos passageiros e foram embora, sem sequer procurar saber se estes tinham um lugar para pernoitar. É uma falta de respeito para com os utentes que, como sempre, são os únicos penalizados.”
Foi nesta altura que os passageiros começaram a fazer barulho e a polícia teve de intervir. Entretanto, a CV Interilhas emitiu, na noite de ontem, um comunicado a informar que, devido as condições meteorológicas adversas, a viagem São Vicente/São Nicolau, programada para o dia 20, encontra-se temporariamente cancelada. “A presença de ventos fortes e ondulação está a condicionar a manobra de atracação, colocando em risco a segurança dos passageiros e do navio. A decisão de cancelamento foi tomada priorizando a segurança absoluta de todos a bordo”, detalha a nota.
A empresa diz compreender o impacto do cancelamento e promete tudo fazer para encontrar uma solução alternativa. “Estamos a acompanhar o estado do tempo junto das autoridades e informaremos sobre a reposição da viagem, assim que as condições meteorológicas a permitam”, refere, aproveitando para agradecer a compreensão e colaboração dos passageiros neste momento desafiador.
A empresa deixa claro, no entanto, que a segurança e o bem-estar dos passageiros são a sua principal prioridade.