O Tribunal do Sal aplicou Termo de Identidade e Residência (TIR), apresentação periódica e interdição de saída da ilha e do país aos dois indivíduos detidos pela Polícia Judiciária no sábado, 31 de outubro, suspeitos de atentado contra comunicações, na sequência de um corte de cabos submarinos que ligam as ilhas do Sal, Boa Vista e São Nicolau.
Os cortes dos cabos submarinos ocorreram no dia 21 de outubro, na zona balnear de Madama, e resultou na paralisação das comunicações entre estas três ilhas e outros pontos do país por mais de cinco horas. Foram detidos fora de flagrante delito dois indivíduos, de 31 e 39 anos. Presentes às autoridades, foi-lhes aplicado como medida de coação pessoal TIR, Apresentação Periódica e Interdição de saída da ilha e do país.
De referir que este blackout nas comunicações de telefone fixo, móvel e internet tera afectado sobretudo a ilha do Sal. Na ocasião, em entrevista a RCV, o coordenador da CV Telecom na ilha, Jorge Santos, explicou que não foi fácil repor as ligações “Tivemos dificuldades em fazer a reparação devido ao modo como aconteceram os cortes. Mas, com o envolvimento de todos e com profissionalismo dos nossos técnicos, toda a comunicação foi reposta por volta das 19 horas e 30 minutos” explicava.
Este afirmava ainda que os cortes não tinham sido acidentais pelo que prometia reforçar a segurança com vigilância permanente.