Pub.
Social
Tendência

CFPJ acolhe formação em armas de fogo com especialistas da Interpol

Pub.

O Centro de Formação da Polícia Judiciária acolhe a partir de hoje, 9, e durante três dias, uma formação nacional em armas de fogo, em articulação com o Gabinete da Interpol de C. Verde. A iniciativa insere-se no contexto do combate ao tráfico ilícito de armas de fogo, frequentemente associado a outras formas de criminalidade organizada, incluindo o tráfico de drogas.

De acordo com a PJ, a formação será ministrada pelos especialistas da Interpol, Joaquim Rodrigues, coordenador do programa de Armas de Fogo, e Line Haidar, Oficial de Armas de Fogo. Tem como alvo inspetores desta polícia e efetivos da Direção Central de Investigação Criminal da Polícia Nacional.

Publicidade

“A ação abordará identificação de armas e componentes, técnicas de rastreio, gestão da cena do crime e partilha de informação nacional e internacional”, refere, indicando que a formação inclui ainda uma visita ao Laboratório Forense da PJ e exercícios práticos baseados em cenários operacionais.

O programa visa melhorar a capacidade de investigação, reforçar a cooperação interinstitucional e internacional, e apoiar respostas coordenadas face ao tráfico ilícito de armas de fogo. “Participam elementos da PJ, incluindo a secção de Investigação Criminal, o Laboratório de Polícia Científica e a Polícia Técnica, bem como efetivos da Direção Central de Investigação Criminal da Polícia Nacional”.  

Publicidade

A formação é apoiada no âmbito do CRIMJUST, com a colaboração da União Europeia, e reflete uma abordagem integrada “policrime” entre as Unidades de Armas de Fogo e de Drogas da Interpol, acrescenta.

A cerimónia de abertura terá lugar no Centro de Formação e contará com palavras de boas-vindas do Diretor do Centro, Agostinho Semedo, seguidas da intervenção do Coordenador do Programa da Interpol, Joaquim Rodrigues, e do discurso oficial do Diretor Nacional Adjunto da PJ, Silvino da Veiga.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo