O Centro Social Aldeia SOS de S. Vicente realiza esta quinta-feira, 10, um conjunto de actividades para socializar o projecto “Famílias, Economia e Meio Ambiente – Criando em cada família as raizes da sustentabilidade e residência das comunidades”, financiado pelo Fundo de Ambiente. O projecto, refira-se, conta ainda com apoio do Ministério da Família e Reinserção Social, da Hermann Gmeiner Found Development e parceiros locais.
Entre as actividades programadas a coberto constam ateliers de confecção de filtros de águas cinzas, de compostagem e de preparação da terra para a plantação, uma exposição de produtos de costura criativa e entrega de prémios aos formandos. Estas serão ainda parte de uma feira virtual a ser divulgada e todo o país, revela a directora do Centro, Graça Gomes, que anuncia ainda a entrega de cestas básicas, beliches e colchões, e ainda um atelier de produção de sabonete/embalagem, seguida de uma exposição destes produtos já confeccionados, no quadro de outros projectos.
Serão ainda ministradas formações online em técnicas de filtragem e reutilização de águas cinzas para agricultura domestica urbana no dia 15 de dezembro, gestão e economia doméstica – kit poupança no dia 16, insecticidas/pesticidas caseiras dia 17 e compostagem caseiro/adubo biológico e preparação da terra estrumada para horas no dia 18.
O Centro Social Aldeia SOS SV, refira-se, focaliza a sua intervenção num grupo de 31 famílias em situação de vulnerabilidade, que agregam 124 crianças. Significa que o centro cobre 242 indivíduos, cuja situação já precária, ficou mais afectada pela pandemia que assola o mundo.
“Através destes projectos, vimos proporcionando a esses agregados as condições necessárias para enfrentarem a situação pandemica vivida, promovendo a segurança alimentar, protecção pessoal, melhoria habitacional e a autonomia para estarem melhor preparadas para cuidarem dos filhos”, lê-se na nota emitida pelas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.