Pub.
Social
Tendência

Cabo-verdiano extraditado da Alemanha sujeito à apresentação periódica e interdição de saída

Pub.

O cidadão de nacionalidade cabo-verdiana detido na Alemanha e extraditado para Cabo Verde por suspeita da prática de vários crimes – participação ilícita em negócios, falsificação de documentos e lavagem de capitais – está proibido de sair do país e deverá apresentar-se periodicamente às autoridades. 

De acordo com um comunicado emitido pela Polícia Judiciária, o indivíduo foi detido durante um controlo de fronteiras no Aeroporto Internacional de Munique, no cumprimento de uma Notícia Vermelha da Interpol, a pedido das autoridades cabo-verdianas, solicitado à Alemanha. 

Publicidade

Natural de Santiago, estava indiciado dos crimes de peculato continuado, participação ilícita em negócios, falsificação de documentos e branqueamento de capitais, alegadamente cometidos em Cabo Verde.

Foi entregue à equipa de escolta da PJ (Gabinete da INTERPOL) no Aeroporto Internacional de Munique, na Alemanha, na sexta-feira, 30 de janeiro, e chegou a Cabo Verde na madrugada de sábado, 31 de janeiro.

Publicidade

Presente às autoridades para o primeiro interrogatório judicial, o Tribunal da Comarca da Praia decretou neste sábado, como medida de coação, a apresentação periódica às autoridades e interdição de saída do país, devendo o arguido aguardar os ulteriores trâmites processuais sob as referidas medidas.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo