A delegacia de Saúde de São Vicente recebeu na manhã desta quinta-feira uma clínica dentária móvel, oferecida pela associação de trabalhadores ferroviários do País Basco, através de uma parceria com a Associação “Espaço jovem” do Mindelo. Trata-se de uma viatura de segunda-mão, mas Elísio Silva acredita que este equipamento vai permitir atender a população nas comunidades em São Vicente e outras ilhas, especificamente em Santo Antão e São Nicolau.
Esta clínica móvel de estomatologia vai ser testada já na próxima sexta-feira, durante uma feira de saúde que vai ser realizada em Salamansa, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril. “Vamos levar a nossa clínica dentaria para esta feira, enriquecendo e diversificando assim os serviços oferecidos à população”, frisou Elísio Silva, realçando que a doação contempla ainda sete cadeiras completas de estomatologia, 11 cadeiras de rodas e dois volumes de máscaras cirúrgicas.
O delegado de Saúde estava satisfeito porquanto, disse, esta clínica móvel vai permitir que os serviços de estomatologia também cheguem às comunidades de Salamansa, São Pedro, Ribeira Bote, entre outros. “Também podemos deslocar para outras ilhas, casos de Santo Antão e São Nicolau, para levar este serviços e estar assim mais próximo das populares, graças à este donativo. Por isso, deixamos aqui um agradecimento especial ao Frei Silvino, ao nosso colaborador Ebraltino e à esta associação basca.”
Quanto às cadeiras estomatológicas, de acordo com o responsável pela saúde pública na ilha do Porto Grande, vão ser distribuídos pelos vários Centros de Saúde, que passarão a dispor deste serviços dentários, permitindo uma maior intervenção junto das pessoas com estas necessidades especificas. “Sabemos que a ilha de São Vicente tem muitas clinicas dentarias privadas. Mas os tratamento são carros, pelo que centros vão estar equipados para também prestar este serviço.”
O Frei Silvino, que mediou esta parceria, explicou que os contactos iniciais com esta associação de trabalhadores ferroviários foram feitos através de uma emigrante cabo-verdiana, que fez voluntariado no Espaço Jovem. “Foi assim que descobrimos uma associação muito dinâmica e com pessoas muito dedicadas e empenhadas a recolher materiais para doações que fazem em diferentes partes do mundo. Nos últimos cinco anos, têm colaborado nas nossas atividades. Desta vez, veio este micro-ônibus, que inicialmente foi pensado para trabalhar numa parceria entre a delegacia e a associação.”
Mas Frei alega que percebeu que a viatura deveria ter um outro uso e servir a Delegacia de Saúde, que passaria a dispor de uma clinica ambulante. “Acordamos então com os doadoras para entregar esta Clínica Dentaria à DS, que poderia fazer um melhor uso deste equipamento. Entretanto, nos doaram uma viatura, que vai ser utilizado nas nossa atividades. Por exemplo, neste momento estamos a equacionar remodelar alguns equipamentos para projectar filmes na rua a partir de um carro.”
O porta-voz da Associação dos Trabalhadores Ferroviários manifestou a sua satisfação pela entrega da doação, que considerou ser um primeiro passo com o “Espaço Jovem” e com a Delegacia de Saúde de SV. “Na nossa filosofia, o futuro de um pais está nas crianças e na juventude, mas também na formação das mulheres. Tentamos encontrar as condições para concretizar esta filosofia.”
Jesus Martin mostrou-se por isso confiante na prossecução desta relação de cooperação tanto com o Espaço Jovem como com as estruturas de Saúde e, desta forma, participar no desenvolvimento do país.