Pub.
Social

Arrancam actividades do Dia Internacional da Juventude, que terá diálogo entre PM e jovens de SN, com presença de Nelson Freitas

Pub.

O Dia Internacional da Juventude, que se celebra a 12 de agosto e integra a Semana da Juventude, terá como palco o município da Ribeira Brava em São Nicolau, que este ano ostenta o título de Capital Cabo-verdiana da Juventude. Terá como ponto alto uma conversa aberta entre o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e os jovens da ilha, tendo como convidado especial o artista Nelson Freiras. Este ano o lema escolhido para esta efeméride é “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária.”

O programa de actividades arranca esta segunda-feira, a partir das 16 horas, com um desfile de batucada e danças. Segue-se a abertura da Semana Juventude no polivalente de Chãzinha, com presença do presidente da Câmara Municipal, Ministro-adjunto para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, e do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Do programa constam ainda provas de futsal, visita aos trabalhos de pintura criativa, programa de rádio Onda Jovem, com participação da tutela, do representante do Escritório Conjunto do PNUD, Unicef e UNFPA, e jovens lideres associativos. Ainda: feira cultural, Dia do Emigrante, Sexta da Morna e acampamento de ODS no Monte Gordo.

Publicidade

O Dia Internacional da Juventude, refira-se, foi instituído pelas Nações Unidas em 1999, decorrente da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, com o principal objetivo de focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.

O lema escolhido para esta ano abre espaço a atividades vocacionadas para o ambiente, designadamente o aproveitamento de alimentos; economia circular; nutrição, com a utilização de alimentos oriundos de produtores locais, sazonais e com uma pegada ecológica baixa; compostagem, hortas verticais e outros mecanismos em que cada pessoa pode reduzir o desperdício alimentar e produzir os seus próprios alimentos.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo