O apoio a alunos pela Associação Recreativa e Comunitária Criança d’Soncent (ARCCS), sedeada na Ribeira Bote – através de explicação gratuita e interação frequente com especialistas em atividades pedagógicas e lúdicas – está a se traduzir em melhorias no comportamento e no aproveitamento escolar de cerca de 40 crianças atendidas por esta organização sem fins lucrativos. E podiam abarcar muitas mais, caso o espaço disponível na sede fosse maior, enfatiza Ronaldo “Ron Lebrox” Santos.
Em jeito de exemplo, este líder comunitário cita a Porto Solidário, associação que apoia famílias em situação de vulnerabilidade social e económica, que está em S. Vicente para mais uma missão, integrada pela responsável, Maria Teresa Ponte, e por uma professora do primeiro ciclo e universitária, Jéssica Carvalho, que faz um trabalho similar de apoio e acompanhamento escolar em Portugal.
“Esta associação está connosco há cerca de uma semana a desenvolver atividades lúdicas e pedagógicas. Também entregou donativos.Tereda Ponte em maio e depois em novembro do ano passado e também promoveram uma série de actividades com as crianças e uma formação sobre saúde sexual com as mães. Queremos fortalecer esta parceria, que é muito proveitosa para as crianças.”
A dupla, que regressa a Portugal amanhã após um intercâmbio intensivo, aproveitou esta semana para ajudar as crianças com os trabalhos escolares e reforçar o seu nível da aprendizagem, em concertação com a estagiária do ARCCS, mas também desenvolveu atividades lúdicas. “Esta é, aliás, uma das grandes valências da nossa associação. Damos explicação de segunda a sexta-feira – período da manhã e à tarde – para 40 crianças. E neste momento, o espaço começa a ser curto para responder a demanda. Há muitas crianças que querem estar aqui, mas temos recusado por essa razão. E é tudo gratuito.”
De acordo com Ron Lebrox, para desenvolver este trabalho, esta associação comunitária conta com o apoio de uma estagiária e de um ativista da zona. Estes garantem, para além a ocupação nos seus tempos livres, apoio escolar, visando um melhor aproveitamento. “Estamos satisfeitos porque todas as crianças atendidas pela ARCCS tiveram melhorias significativas nas notas. Eram, na sua grande maioria, alunos com baixo aproveitamento escolar, mas conseguiram recuperar e apreender a matéria, o que nos deixa orgulhosos. Também estamos a perceber uma melhoria no comportamento.”
Exatamente por isso, a ARCCS – Ribeira Bote já está a desenhar novas parcerias com outras associações – locais e internacionais -, sempre em prol das crianças residentes em S. Vicente. A professora Jessica Carvalho, que está em São Vicente, é presidente da “Ajuda Hoje”. Para Ron Lebrox, o seu sentimento neste momento é um misto de gratidão por ter estes dois excelentes humanos na comunidade, sendo que a própria associação aprendeu muito com elas.