Pub.
Social

Agricultor pede ajuda para custear consultas e TAC para filho menor

Pub.

José Delgado está a pedir ajuda dos cabo-verdianos para custear as consultas e os exames do filho de 10 anos, estudante do 3º ano residente em Boca de Coruja, que se sentiu mal na escola e foi evacuado para São Vicente onde foi diagnosticado epilepsia. “Djo”, como é conhecido este homem de enxada, diz que precisa de 49 mil escudos para uma Tomografia Axial Computorizada (TAC) , consultas e outros exames, dinheiro que a família não tem.

Em conversa com Mindelinsite, este pai de família conta que a criança começou a sentir-se indisposta no dia 20 de setembro, na escola. Foi levada para o hospital da Ribeira Grande e, de lá, foi evacuada para São Vicente. “Foi-lhe solicitado um TAC, que terá de fazer na Clínica Medicentro, e outros exames, totalizando 49 mil escudos. Neste momento, infelizmente, não tenho condições para custear as consultas, exames e tratamento”, desabafa.

Publicidade

A família regressou para Santo Antão, mas terá de voltar para São Vicente para uma consulta na próxima quinta-feira. “Djo” afirma que gostaria de aproveitar a sua estada na ilha para fazer os exames solicitados, mas infelizmente não possui recursos, por isso o apelo à generosidade dos cabo-verdianos. “Gostaríamos de aproveitar esta deslocação à S. Vicente para as consultas, para fazer todos os exames solicitados. Assim evitaríamos as várias viagens entre as ilhas, até para um melhor conforto do meu filho.”

Enquanto espera juntar o dinheiro, este revela que neste momento, por causa das dores, o filho só frequenta a escola quando se senta disposto. “Disseram-nos que o meu filho sofre de epilepsia. Penso que as análises são para confirmar este diagnóstico. Neste momento, o meu filho vai para escola só quando está melhor. Não insistimos porque queixa-se de dores. Felizmente, morados a cerca de 200 metros da escola e, qualquer coisa, vai para casa.”

Publicidade

Agricultor de profissão, “Djo” explica que a esposa é doméstica. São país de quatro filhos e viviam com alguma tranquilidade. Mas neste momento enfrentam algum sufoco porque a companheira esteve cerca de um mês em S. Vicente com um outro filho, que também enfrentava problemas de saúde.

Para quem quiser apoiar esta família, “Djo” deixa os seus contactos pelos telefones número 999 54 33 ou swag 972 49 36. Ainda através da sua conta bancária José Vicente Delgado número 708906910001, na Caixa Económica.

Publicidade

As reações a este apelo não se fizeram esperar, com algumas pessoas a criticarem os gastos dos candidatos em campanha para as Presidenciais, além dos custos enormes com o elenco governamental, dinheiro que poderia ajudar esta criança e outras em Cabo Verde.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo