As Forças Armadas protagonizaram na tarde de hoje o tradicional desfile militar pelas ruas do Mindelo, enquadrado nas actividades comemorativas do dia da Defesa Nacional. Para além da Comando da Guarda Costeira, do Comando da 1ª Região Militar e dos Recrutas do Centro de Instrução, o desfile contou com a presença de Guardas Prisionais, Bombeiros e da empresa de segurança privada DB Protect.
Os militares partiram do Estádio Adérito Sena, passaram pela Praça Estrela e Avenida Marginal. Na Praça D. Luís foram recebidos por altas patentes militares, alguns na reforma, autoridades e responsáveis de instituições. Ao longo do percurso, foram prestigiados por algumas dezenas de pessoas.
Em um exclusivo Mindelinsite, o Comandante da Guarda Costeira destacou o número expressivo de participantes, incluindo os 300 recrutas do Centro de Instrução Militar e outras forcas de segurança. “A presença aqui nos recrutas nos diz que já estão preparados para o juramento, que será em breve.”
Relativamente a participação das demais forças de segurança, Armindo Graça explica que o objectivo é passar a mensagem de que a defesa nacional não e exclusiva das Forças Armadas. “Esta é a mensagem que queremos passar para a sociedade. A defesa nacional é responsabilidade de todos. É um desígnio de todos. É um direito e um dever de todos,” enfatizou.
Graça terminou manifestando satisfação pela presenca e apoio demonstrado pelo público que, do seu ponto de vista, concerteza apreendeu a mensagem.