Pub.
CulturaSem categoria
Tendência

Escritora Grace Beatriz apresenta no Mindelo romance “Leva-me no Teu Coração”

Pub.

A escritora cabo-verdiana Grace Beatriz vai apresentar no próximo dia 17, na Alliance Française do Mindelo, o seu sexto livro, “Leva-me no teu coração”. A apresentação deste romance, que questiona a força de um amor que nasceu nas redes sociais durante a pandemia da Covid-19 entre pessoas com origens diferentes, vai estar a cargo da amiga Conceição Delgado.  

O livro, segundo esta escritora mindelense de gema que vive há largos anos no estrangeiro mas nunca perdeu de vista as suas raízes crioulas, relata e testa as múltiplas do amor que, neste caso, recorre às redes sociais para encurtar a distância entre duas pessoas com origens diferentes, experiências de vidas desiguais e maneiras de ver o mundo distintas. Alguns personagens transitam das obras anteriores e o mar continua a ser uma presença constante, com as suas voltas e reviravoltas.

Publicidade

Esta é mais uma Grace pelo mundo da literatura, que iniciou em 2005 quando lançou o livro “Saudades do Danny”, uma história dramática e verídica sobre a vida e morte de um jovem de 19 anos evacuado para Portugal para tratamento, mas que não voltaria à sua terra. “Escrevia poemas em cadernos, mas fui obrigada a fazer o livro ‘Saudades de Danny’, atendendo a um pedido do malogrado que deixou um documento com 20 páginas escritas no seu computador e uma mensagem para continuar o livro.”

Escritora Grace Beatriz

Em retrospecto, diz a entrevistada do Mindelinsite, foi desafiada e aceitou o repto, que acabou por funcionar como uma catarse da dor da perda, ainda que a purga definitiva seja impossível. “Todos os meus livros sinto uma emoção que vem de tudo o que passei ao acompanhar um doente evacuado mas que tinha uma enorme vontade de viver. Vi muita tristeza e diferença social no IPO de Lisboa, e isso me chocou muito porque vivia há muitos anos na Holanda. E isso me marcou para sempre.”

Publicidade

Encorajada, Grace Beatriz decidiu arriscar e escreveu um primeiro romance, que se seguiu a outros, mas nem tudo nos livros são ficção, como faz questão de frisar. “São desabafos via escrita. Sinto necessidade de colocar as minhas ansiedades no papel, aliás ando sempre com o meu caderno onde faço anotações aleatórias até que começo a montar a obra. Leva-me no teu Coração, por exemplo, é uma história de amor que começou no facebook,” explica.

Durante a pandemia, explica, as pessoas estavam mais presentes e interagiam sobretudo através das redes sociais. Inspirado neste cenário sentiu que era o momento de trabalhar as suas emoções e colocá-las no papel. “O livro é uma mistura de realidade e ficção. Entendo que quase todos os meus livros são retratos da minha personalidade e da minha vivência. Nunca nada foi fácil. A minha família é de S. Antão, nasci em Fonte Felipe e fui morar em Topo de Caixa com pouco mais de dois anos. Não tenho memória desta época, mesmo assim tento recriar esta época da minha vida.”

Publicidade

Do currículo de Grace Beatriz constam ainda o romance Adeus meu Amor (2011), Bia minha Mãe (2013), Danny (2016) e Sedução (2019).

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo