A Associação Regional de Desporto Adaptado de São Vicente (ARDA -SV) realiza este sábado, 19, no estádio Adérito Sena, na 5.ª edição do Campeonato Regional de Desporto Adaptado. A competição apura os atletas que vão participar na 13.ª edição Campeonato nacional de Desporto Adaptado, que este ano possivelmente deverá acontecer na ilha do Porto Grande.
De acordo com o presidente desta associação, Hélder Pio, a prova regional contará com a participação de o maior número possível de atletas – entre 14 a 20 – com necessidades especiais. Este irão competir em quatro modalidades: atletismo, arremesso de peso, levantamento de peso e salto em cumprimento.
Os melhores classificações neste prova regional, explica, serão seleccionados para participar no campeonato regional, que deverá acontecer este ano em São Vicente de 28 até 31 de Agosto sob a organização de Federação Cabo-verdiana Desporto Adaptado (FECADA).
“Éo meu sonho, enquanto presidente da ARDA-SV e atleta paralímpico, realizar o campeonato nacional em São Vicente. Já fizemos várias tentativas neste sentido, mas a federação sempre argumentou que não existia pista de tartan na ilha para realizar uma competição deste nível.”
Este ano, afirma, as expectativas são maiores porque já foi instalada uma pista de tartan na ilha do Porto Grande, atendendo a uma reivindicação antiga dos atletas olímpicos e paralímpicos de atletismo e desporto adaptado. “Felizmente, agora temos uma pista de tartan e os nossos atletas paralímpicos e olímpicos já podem fazer as competições em melhores condições”, acrescentou.
Mas este sábado, conclui, o dia vai ser dedicado ao desporto, inclusão e superação, pelo que apela à população mindelense para que se desloque em massa ao Estádio Adérito Sena para apoiar os atletas.