Pub.
Opinião
Tendência

O olhar crítico

Pub.

Abel Almada

Aparelhos de ginástica retirados no Largo Desportivo, ao lado do Bar-Restaurante Caravela, Praia da Laginha, em São Vicente.

Publicidade

Como é do conhecimento dos são-vicentinos, os aparelhos de ginástica, que se encontravam instalados no “espaço desportivo” da edilidade mindelense, que fica ao lado do “Bar Caravela Bar-Restaurante”, na Praia da Laginha, então utilizados, ao ar livre, por amantes da educação física e do desporto, na actividade física, em prol da manutenção da sua saúde e melhoria da sua qualidade de vida, foram literalmente removidos, pela Câmara Municipal de São Vicente, há alguns meses, sem nenhuma explicação.

Recorda-se que alguns desses aparelhos já tinham sido retirados, devido a vários factores, tais como, o
desgaste de peças, o afrouxamento de uniões aparafusadas, a sua corrosão e outros problemas subjacentes aos mesmos. Consequentemente, deviam ser reinstalados nos seus devidos lugares, o que ainda não aconteceu, em prejuízo dos seus utilizadores.

Publicidade

Portanto, esses aparelhos já faziam parte do dia-a-dia dos frequentadores do Largo, para a prática das suas actividades físicas, sobretudo nos períodos matinal e vespertino. Também, se desconhece as razões dessa decisão, bem como, o destino, a que foram dados.

É, extremamente, lamentável que, nesse espaço, onde antes haviam os aparelhos de ginástica, só restam
apenas o corrimão de ferro e um troço metálico para fixação de um desses aparelhos.

Publicidade

Ora, os são-vicentinos em particular apelam a Câmara Municipal de São Vicente, para que recoloque os
aparelhos de ginástica, visto que deixam muita falta aos seus utilizadores, pois, contribuem grandemente,
para o seu bem-estar, isto é, à capacidade respiratória, à circulação sanguínea, bem como, ao melhoramento da força muscular, ao auxílio na queima de calorias, à prevenção de doenças crónicas,
além de outros inúmeros benefícios.

Devido à demora na reposição desses aparelhos de ginástica, se colocam as seguintes questões:

  1. Será que esse espaço já foi vendido, para a construção de um hotel de luxo, ou de um bar-
    restaurante, à semelhança do Bar Caravela?
  2. Será que a orla marítima da Praia da Laginha não tem nenhum interesse, do ponto de vista
    paisagístico?

Tendo em vista a importância das praias marítimas, em termos do planeamento ambiental e enquanto
parte integrante da zona costeira, torna-se relevante que deixe o espaço aberto para uma cidade bonita e planeada com vista para o mar.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo