Mundo
Tendência

UE actualiza lista de países para reabrir fronteiras: Cabo Verde continua de fora

Os Estados-membros da União Europeia atualizaram a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, por terem uma situação epidemiológica satisfatória de covid-19 e mantiveram Cabo Verde de fora, bem assim os demais restantes países Africanos de Língua Portuguesa.

“Na sequência da primeira revisão ao abrigo da recomendação sobre o levantamento gradual das restrições temporárias às viagens não essenciais para a UE, o Conselho atualizou a lista de países para os quais as restrições de viagem devem ser levantadas”, informa em comunicado.

A nova lista tem 13 países terceiros aos quais será permitido retomar viagens “não indispensáveis” para a Europa: Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai e China, mas neste último caso mantendo, como anteriormente, sujeito a confirmação de reciprocidade, ou seja, quando o país asiático reabrir as suas fronteiras à UE.

De fora continuam também países como Estados Unidos, Rússia e Índia e Brasil, assim como todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, dada a situação epidemiológica atual.

Ressalva que a lista continuará a ser revista e, se necessário, actualizada de duas em duas semanas. Justifica a decisão “com base nos critérios e condições” como “a situação epidemiológica e as medidas de contenção, incluindo o distanciamento físico, considerações económicas e sociais”.

Para a actualização desta lista de países aos quais permitir que sejam retomadas as ligações para a Europa, foram determinados critérios como o número de casos de contágio nos últimos 14 dias, e por 100 mil habitantes, ser idêntico ou abaixo da média da UE. Observou-se ainda se houve uma estabilização ou redução de tendência de novos casos em comparação com os 14 dias anteriores e a resposta em termos globais à pandemia, tendo em conta os testes realizados, medidas de contenção, vigilância e tratamentos.

Fonte:DN.PT

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar