Pub.
Mundo
Tendência

Trump chama de “incompetentes” responsáveis por conter o fogo em LA

Pub.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou as autoridades da Califórnia de incompetência na gestão dos incêndios florestais que devastam Los Angeles. “Os incêndios continuam queimando em Los Angeles. Os políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los”, disse Trump em sua plataforma Truth Social. “Esta é uma das piores catástrofes na história do nosso país. Simplesmente não conseguem apagar os incêndios. O que está acontecendo?”, reforçou.

A velocidade e a intensidade dos incêndios que assolam Los Angeles geraram questionamentos e críticas sobre a preparação do estado. Os hidrantes secaram em Pacific Palisades, um bairro devastado por um dos cinco incêndios ativos, enquanto a escassez de água também dificultou o trabalho em outros lugares.

Publicidade

A poucos dias de seu retorno à Casa Branca, Trump fez uma série de ataques sem provas, nos quais acusa o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, de falhas na resposta aos incêndios. Newsom, por sua vez, convidou Trump a visitar Los Angeles e inspecionar a devastação com ele.

O número de mortos nos incêndios florestais que estão devastando a região de Los Angeles subiu para 16, segundo o gabinete do médico legista daquele condado. Cinco das mortes foram atribuídas ao incêndio em Palisades, e 11 resultaram do incêndio em Eaton, conforme comunicado das autoridades.

Publicidade

Os ventos fortes têm sido em grande parte responsáveis pela propagação das chamas, transformando o que já era um incêndio em um verdadeiro inferno, que destruiu bairros inteiros. Além disso, a região não regista precipitações significativas há mais de oito meses, o que agravou ainda mais a situação.

Os bombeiros estão lutando para conter a propagação dos incêndios antes da previsão de mais ventos fortes para a próxima semana, que podem impulsionar as chamas em direção a áreas ainda mais densamente povoadas, como o Museu J. Paul Getty e a Universidade da Califórnia.

Publicidade

Em Mandeville Canyon, uma área onde moram várias celebridades, incluindo Arnold Schwarzenegger, a batalha contra as chamas está sendo intensificada, com helicópteros despejando água e equipes de bombeiros tentando proteger as propriedades. Até o momento, mais de 12 mil estruturas foram destruídas, incluindo casas, edifícios de apartamentos, empresas e veículos.

C/Agências de Notícias

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo