O presidente Donald Trump assinou ontem um novo decreto para a volta das palhinhas de plástico. Trata-se de mais uma medida em sentido contrário à administração de Joe Biden.
As palhinhas de plástico tinha sido banidas pelos Estados Unidos da América (EUA) por contribuirem para a poluição dos oceanos e serem prejudiciais à vida marinha. Na ordem executivo, o presidente norte-americano argumenta que as palhinhas de papel “não funcionam” e não duram muito tempo.
“É uma situação ridícula. Vamos voltar às palhinhas de plástico”, afirmou Trump, depois de assinar a ordem executiva para rever as políticas federais de compras que restringem as palhinhas de plástico.
Esta é mais uma medida em sentido contrário a administração Biden, que pretendia eliminar gradualmente as compras federais de plásticos descartáveis para as operações de serviços de alimentação, eventos e embalagens até 2027.
Vários países seguiram o exemplo, eliminando ou pelo menos reduzindo o uso de palhinhas, bolsas, copos, pratos e talheres de plástico, como forma de minimizar os riscos para o ambiente.
C/Agências