Pub.
Mundo
Tendência

Tragédia na Grécia: Choque entre comboios deixa 36 mortos e mais de 80 feridos

Pub.

Uma colisão frontal entre um comboio de passageiros e um outro de carga perto da cidade de Tempe, no centro da Grécia, provocou pelo menos 36 mortos e mais de 80 pessoas ficaram feridas. Mais de 60 pessoas tiveram de ser hospitalizadas e pelo menos seis ficaram nos cuidados intensivos.

De acordo com informações avançadas pela imprensa, uma das composições era um comboio de passageiros, com 342 pessoas a bordo e 10 funcionários da Hellenic Trains, que fazia a ligação de Atenas, no sul do país, a Salónica, no norte. A outra era um comboio de mercadorias que circulava entre Salónica e Larissa e que levava dois funcionários a bordo.

Publicidade

As duas primeiras carruagens do comboio de passageiros, pontuam vários sites de noticias internacionais, ficaram destruídas, e o balanço de vítimas pode agravar-se. De momento, das 85 pessoas feridas, 53 permanecem hospitalizadas, 25 das quais no hospital da cidade de Larissa. 

Já está a decorrer uma investigação às causas desta colisão, com estes dois comboios a circular a alta velocidade na mesma linha e em direções opostas. O chefe da estação de Larissa foi detido pelas autoridades, avança o jornal helénico Kathimerini, realçando que os responsáveis serão julgados por crimes graves, que se podem enquadrar nos homicídios, e incorrem em penas de prisão que podem ir dos 10 anos a perpétua.

Publicidade

A Presidente da Grécia fala de “uma tragédia inimaginável”. “Estamos a lutar pelos feridos. Esperamos que se recuperem rapidamente. Agradecemos às equipas de salvamento e ao corpo médico, que estão a ajudar com todas as forças as operações de desencarceramento”, afirmou, expressando “profundo pesar” e todo “o apoio às famílias das vítimas”.

A Comissão Europeia mandou colocar as bandeiras a meia haste nos edifícios oficiais e a Presidnete Ursula von der Leyen expressou solidariedade ao povo grego “depois do terrível acidente ferroviário que ceifou tantas vidas ontem à noite em Larissa”. “Toda a Europa está de luto. Desejo uma rápida recuperação de todos os feridos” , reforçou. 

Publicidade

A colisão dos comboios ocorreu pouco antes da meia-noite local e causou ainda um incêndio na zona. O fogo foi extinto rapidamente e os trabalhos passaram a concentrar-se no desencarceramento dos comboios e na investigação das causas da colisão. Cerca de 150 bombeiros e 40 ambulâncias foram mobilizados pelo Centro Nacional de Emergência.

C/ Imprensa Internacional

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo