A polícia deteve sete indivíduos suspeitos de estarem envolvidos no caso dos 18 migrantes afegãos encontrados mortos por asfixia dentro de um camião trancado e abandonado perto de Sofia, capital da Bulgária. O camião estava trancado por fora e os corpos escondidos debaixo de madeiras.
De acordo com o Ministério do Interior, entre os seis indivíduos detidos está o líder da rede de traficantes, que já tinha sido condenado a cinco meses de prisão com pena suspensa por prática de tráfico de pessoas.
As autoridades da Bulgária referem que as hipótese apontam para que o veiculo estivesse transportando imigrantes de forma ilegal, realçando que, no total, havia 52 pessoas dentro do camião, sendo que as restantes foram hospitalizadas.
A tutela informa que algumas pessoas estão a ser tratadas por envenenamento por monóxido de carbono devido à inalação de fumo do escape do carro. A causa das mortes ainda é desconhecida, mas a polícia afirmou que o interior do veículo tinha pouco oxigênio quando oficiais abriram a porta.
A hipótese de acidente foi descartada. Esta não é a primeira vez que migrantes são encontrados trancados dentro de viaturas. No ano passado, a polícia de Texas descobriu 50 migrantes mortos na fronteira entre o México e os Estados Unidos da América.
C/Agências Internacionais