Os incêndios na Califórnia, mais propriamente no Getty Center, em Los Angeles, obrigaram a evacuar diversas habitações e a retirar do local centenas de milhares de habitantes. Entre estes, estão algumas estrelas do cinema e da televisão, como o actor de “Exterminador Implacável”, Arnold Schwarzenegger, e o basquetebolista dos Los Angeles Lakers LeBron James. Ambos foram retirados das suas casas na segunda-feira e anunciaram no Twitter que foram resgatados em segurança.
Mas estas não são as duas únicas celebridades a fugir do fogo que deflagra naquela zona dos EUA e que apesar de, por enquanto, lavrar numa zona de pouca densidade populacional junto do Mandevile Canyon, está cada vez mais próximo de Los Angeles.
Foram ainda resgatados a actriz Kirsten Davis, que fez de Charlotte em Sexo e a Cidade, o actor Ryan Phillippe, Natalie Morales, a actriz de White Collar, Clark Gregg, o agente Phill Coulson no Universo Marvel, e também Peter Berg, o realizador de cinema responsável por “Deep Water Horizon” e “Friday Night Lights”.
Os fogos na Califórnia obrigaram já à deslocação de 180 mil pessoas e têm estado a causar o caos em cidades como Los Angeles. Segundo a Associated Press, que citou as autoridades do Condado de Sonoma, esta é a maior operação do género de que têm memória. Os incêndios voltaram a fazer-se sentir em força dois anos depois de terem feito 22 vítimas mortais e destruído milhares de casas.
O incêndio foi então apelidado de Kincade e já queimou mais de 10 mil hectares e está apenas contido em 11% da sua extensão que afetou sobretudo uma zona vinícola.
C/Observador.pt