A presidente da Comissão Europeia foi recebida em Kiev pelo Presidente ucraniano. Na conferência de imprensa, que se seguiu ao encontro, Von der Leyen fez questão de sublinhar que a Ucrânia pertencia à “família europeia” e entregou a Volodymyr Zelensky o processo formal para a adesão do país à União Europeia.
“A Ucrânia pertence à família europeia. Hoje estamos aqui para lhe dar a primeira resposta positiva. Neste envelope, há um importante passo para a adesão de estados-membros”, anunciou Von der Leyen, que prometeu ainda enviar fundos para reconstruir a Ucrânia e aproveitou para lembrar o que aconteceu em Bucha, cidade nos arredores da capital e que também visitou, mostrando-se chocada.
“A Rússia vai entrar em declínio, ao mesmo tempo que a Ucrânia está a caminhar para um futuro europeu”, acrescentou. Von der Leyen garantiu ao presidente Zelensky a concretização de um relatório “em semanas” sobre a candidatura do país de adesão à UE.
A vice-primeira-ministra da Integração Europeia e Euro-Atlântica da Ucrânia, Olga Stefanishina, disse ter esperança de que o país possa tornar-se candidato à adesão à UE já no próximo mês de junho. Já o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, também em Kiev, disse que estar a contar que “nos próximos dias” a UE consiga enviar 500 milhões de euros à Ucrânia para a compra de armas.
C/Noticias ao Minuto