A Tailândia está a equacionar transferir a sua capital para a província de Nakhon Nayok, que fica a 100 quilómetros de Banguecoque, para fugir da poluição. A proposta é do anterior primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra.
A notícia é avançada pelo jornal “The Guardian”. Este relata que a actual capital da Tailândia, Banguecoque, tem muita gente e um transito caótico. Outra grande preocupação é a subida do nível das águas.
A Birmânia, lê-se na reportagem, já o fizera na primeira década dos anos 2000. No passado mês passado, noticiou-se que a Indonésia poderá seguir o mesmo caminho. Jacarta, sobrepovoada e poluída, está a ficar debaixo de água, algo que não só provoca a migração como contamina os solos. A situação se verifica também no Bangladesh, com a salinização de terrenos.
O actual Primeiro-ministro admitiu que esta “possibilidade” poderá acontecer durante o seu mandato. “Primeiro, temos de encontrar uma cidade que não seja nem muito longe nem muito cara. Depois, é sair de Banguecoque para reduzir a aglomeração de pessoas”, disse Prayut Chan-o-cha.
C/Expresso.pt