A polícia suíça apreendeu 500 quilos de cocaína dissimulados num carregamento de grãos de café provenientes do Brasil e que foram entregues numa fábrica da Nespresso. A cocaína tinha 80% de pureza e um valor estimado de 50 milhões de franco.
Trabalhadores da fábrica Romont, no cantão suíço ocidental de Friburgo, alertaram na segunda-feira as autoridades para um misterioso pó branco em sacos de grãos de café. Foi encontrada “uma substância branca indeterminada quando foram descarregados os sacos de grãos de café acabados de entregar”, confirmou a polícia.
Uma busca de cinco contentores marítimos “transportados no mesmo dia por comboio levou à apreensão de mais de 500 quilos da droga”, acrescentaram as autoridades, indicando que foi criado um perímetro de segurança em torno da fábrica durante a operação com o envolvimento de funcionários aduaneiros.
A investigação estabeleceu que a remessa teve origem no Brasil, disse a polícia, acrescentando que a cocaína apreendida tinha 80% de pureza e um estimado valor de venda na rua de mais de 50 milhões de francos suíços (48 milhões de euros).
“Parece que todas as drogas se destinavam ao mercado europeu”, declarou ainda polícia, esclarecendo que a droga não contaminou a produção da fábrica de café.
C/DN.PT