Pub.
Mundo
Tendência

Polícia mata ciclista negro com mais de 20 tiros nas costas nos EUA

Pub.

Um homem negro morreu após ser baleado pelas costas mais de 20 vezes pela polícia esta segunda-feira no Bairro de Westmont em Los Angeles, Estados Unidos da América. Dijon Kizzee, de 29 anos, estava a andar de bicicleta quando a polícia o tentou mandar parar por violar uma regra do código da estrada.

O Departamento da Polícia de Los Angeles e o advogado do jovem contam, no entanto, versões diferentes do que se passou. Segundo Brandon Dean, porta-voz da esquadra local, Kizzee saiu da bicicleta e fugiu, sendo que os polícias foram atrás dele. Os agentes terão disparado sobre Kizzee quando este deixou cair uma arma semi-automática embrulhada num pano e deu um murro num deles. O mesmo disse não saber que regra do código da estrada o jovem terá violado em concreto nem quantas vezes os polícias dispararam sobre ele, mas disse que foram menos de 20.

Publicidade

“Dizem que ele fugiu, deixou cair um pano e tinha uma arma. Não pegou nela mas os polícias balearam-no mais de 20 vezes pelas costas e depois abandonaram-no durante horas”, denunciou Benjamin Crump, advogado que está a representar a família de Dijon e que também representou as de George Floyd e Jacob Blake. 


Na sequência da morte de Dijon Kizzee, têm ocorrido protestos em Los Angeles devido à violência policial contra pessoas negras. Recorde-se que George Floyd foi morto por um polícia em maio e, mais recentemente, Jacob Blake foi atingido pela polícia, situação que o deixou paralisado.

C/CM.PT

Publicidade

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo