Pub.
Mundo
Tendência

ONU aprova (finalmente) envio de ajuda humanitária “em grande escala” para Gaza

Pub.

Após uma semana de duras negociações, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por 13 votos a favor uma resolução que excluiu o apelo ao cessar-fogo imediato entre as partes. A resolução, que passou com a abstenção dos EUA e da Rússia, determina o envio urgente de ajuda humanitária “em grande escala” para Gaza. 

A resolução, com caráter jurídico vinculativo e apresentada pelos Emirados Árabes Unidos (EAU), teve de ser reescrita várias vezes ao longo da semana devido a objeções dos Estados Unidos, que têm poder de veto no organismo e que o exerceram em anteriores votações.

Publicidade

Mesmo assim, Washington absteve-se, assim como a Rússia (que também tem poder de veto), permitindo a passagem com 13 votos favoráveis da resolução que, ao contrário das primeiras versões, não apela a um cessar-fogo imediato.

O texto pede ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que designe um coordenador especial para monitorizar e verificar o envio de ajuda humanitária ao enclave palestiniano, alvo de constantes bombardeamentos desde o início da guerra entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas.

Publicidade

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, adiantou que morreram desde o dia 7 de outubro pelo menos 20.057 pessoas.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo