O tema escolhido pelo Papa Francisco para celebrar o 105º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 29 de Setembro, foi “Não se trata apenas de migrantes”. Esta escolha reflecte a preocupação do Sumo Pontífice por todos os habitantes das periferias existências.
A notícia foi divulgada ontem pela Secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
Em comunicado, este organismo do Vaticano sublinha que os vários apelos do Papa Francisco “em favor dos migrantes, refugiados, deslocados e vítimas do tráfico de pessoas, devem ser entendidos dentro de sua profunda preocupação por todos os habitantes das periferias existenciais”.
A esse propósito, Francisco afirmou na homilia de 15 de fevereiro que “o faminto, o sedento, o estrangeiro, o nu, o doente e o encarcerado que hoje bate à nossa porta é o próprio Jesus que pede para ser encontrado e ajudado.”
A Secção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral organizou uma série de encontros mensais, a partir deste mês de março, para preparar as pessoas a viverem, de modo consciente, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.
C/Vaticanonews.com