Mundo

Morreu José Eduardo dos Santos, ex- Presidente da República de Angola 

O antigo Presidente da Republica de Angola, José Eduardo dos Santos morreu esta sexta-feira de manhã, 8 de julho, num hospital de Barcelona, onde estava internado nos cuidados intensivos, depois de ter sofrido um AVC, anunciou a Presidência da República angolana em comunicado à Nação. Tinha 79 anos.

“O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento da Sua Excelência o ex-Presidente da República, engenheiro José Eduardo dos Santos, após doença prolongada”, lê-se no comunicado, acrescentando que o executivo do país inclina-se com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis.

Aproveita para apresentar à família enlutada os seus “mais profundos sentimentos de pesar e apelar à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”.  

José Eduardo dos Santos tinha problemas de saúde há vários anos e vinha sendo acompanhado em Barcelona desde 2006. Em junho sofreu uma súbita paragem respiratória e foi colocado nos cuidados intensivos do Centro Médico Tekon, em coma induzido. Esta sexta-feira chegou a notícia da sua morte. 

Pub.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redaça6o e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo