Um jovem a quem chamam ‘Newton de Gaza’ criou um sistema para iluminar tenda da família no meio da guerra. Hussan Al-Attar, de 15 anos, usa duas ventoinhas como pequenas turbinas para carregar as baterias. “Estamos a viver na escuridão e na tragédia, por isso pensei em criar luz””, contou.
Com duas ventoinhas que comprou num mercado de ferro velho e alguns fios, Hussan criou a sua própria fonte de electricidade para iluminar a tenda da família em Rafah, depois de ter sido deslocado devido à guerra entre Israel e Hamas. O jovem disse à Reuters que as pessoas que vivem no campo de tendas apelidaram-no ‘Newton de Gaza’, em homenagem ao famoso cientista inglês Isaac Newton.
Hussam Al-Attar usou as duas ventoinhas como pequenas turbinas eólicas capazes de carregar baterias. Colocou-as num telhado e com alguns fios que passavam pela casa, interruptores e até lâmpadas conseguiu criar um sistema de iluminação personalizado para a sua família. Conta que demorou algum tempo até que a experiência resultasse e só foi bem-sucedido à terceira tentativa.
“Fiquei muito feliz por ter conseguido fazer isto, porque aliviei o sofrimento da minha família e de toda a gente que está a sofrer com as condições em que vivemos durante esta guerra”, contou. Hussam disse que a família passou 20 dias em total escuridão, quando chegou ao campo de tendas fugidos da guerra.
O jovem, que sonha um dia tornar-se num cientista revela ainda que ficou muito feliz por ser chamado de ‘Newton de Gaza’. “Espero realizar o meu sonho de me tornar um cientista como Newton e criar uma invenção que beneficie não só o povo da Faixa de Gaza, mas o mundo inteiro”, diz Hussam Al-Attar.
O conflito israelo-palestiniano foi desencadeado depois de o Hamas ter invadido Israel a 7 de outubro, o que resultou na morte de 1.200 pessoas. Prometendo destruir o Hamas e libertar os reféns, Israel respondeu com um ataque militar total a Gaza, que já causou a morte de mais de 27 mil pessoas, segundo autoridades de saúde, causando deslocamentos em massa e fome.