Pub.
Mundo

Joe Biden deve defrontar Trump em 2020

Pub.

JJoe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama, deverá anunciar esta quinta-feira, 25, a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos.  Biden reúne 24% das intenções de voto em sondagem da Reuters/Ipsos divulgada ontem sobre as primárias do Partido Democrata.

O resultado é considerado encorajador, sobretudo tendo em conta que este ainda não anunciou a sua candidatura – deve confirmar esta quinta-feira, com vídeo, possivelmente publicado na sua conta no Twitter.

Publicidade

Biden surge assim como o favorito para defrontar Donald Trump, candidato mais do que certo do lado Republicano nas eleições presidenciais agendadas para 3 de novembro de 2020. O senador Bernie Sanders, já com campanha no terreno e que foi batido por Hillary Clinton na nomeação democrata em 2016, surge em segundo lugar, com 15%.

Biden, 76 anos, consegue os seus melhores resultados junto das minorias e do grupo etário com mais de 55 anos. Os participantes na sondagem podiam escolher entre 20 candidatos e mais nenhum, para além de Biden e Sanders, recolheu mais de 7% das intenções de voto. A percentagem de indecisos é de 21%.

Publicidade

Por outro lado, 63% dos americanos revelaram ter uma impressão “favorável” de Joe Biden, incluindo 88% dos Democratas, 59% dos independentes e 39% dos Republicanos. Os números são superiores aos de Trump, que reúne avaliações favoráveis de apenas 44% dos americanos.

A sondagem foi realizada entre 17 e 23 de abril e avaliou as preferências de voto de 2237 democratas e independentes, os dois grupos que podem selecionar o candidato democrata na maioria das disputas estaduais que compõem as primárias.

Publicidade

C/Expresso.pt

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo