O fogo avança descontroladamente na ilha espanhola de Tenerife, nas Canárias, informaram as autoridades. Estes referem ainda que cerca 250 bombeiros e militares trabalham para conter o incêndio, que ocorre em uma região de difícil acesso e já consumiu cerca de 1.800 hectares.
“O incêndio em Tenerife está fora de controle e o cenário não é positivo”, disse Fernando Clavijo, presidente da região, em comunicado. “Embora a progressão do fogo esteja lenta, o objetivo de o conter e deter as chamas não foi alcançado, apesar do imenso trabalho das equipas de emergência.”
O fogo começou na terça-feira e se espalhou pelo nordeste da ilha, atingindo uma floresta seca que cobre uma região íngreme perto do vulcão Monte Teide. Isso dificulta o trabalho dos bombeiros e as estimativas indicam que 1.800 hectares já tenham sido consumidos pelas chamas.
Vicky Palma, consultora de incêndios florestais do Tenerife, disse à Rádio Canárias que a temperatura deve cair durante a noite, o que pode aumentar a força dos ventos na área a piorar a situação.
Cinco aldeias foram evacuadas e muita estradas já foram encerradas. Como prevenção, um abrigo para cães disse que levou os animais mais vulneráveis e aqueles com problemas respiratórios para que não fossem afetados pela fumaça.
C/Agências