Um homem negro paraplégico foi mais uma vítima da violência policial nos Estados Unidos. Clifford Owensby, de 39 anos, foi arrastado pelos cabelos por policiais durante uma abordagem na cidade de Dayton, em Ohio. O caso aconteceu no dia 30 de setembro e foi registrada por meio da câmara acoplada na farda de um dos policiais.
Na abordagem, os agentes pedem que Clifford desça do carro para que façam uma vistoria no veículo. Diante do pedido, Clifford repete de forma sucessiva que não consegue descer porque é paraplégico, ou seja, não consegue locomover os membros inferiores, e chega a fazer uma ligação para pedir ajuda a uma pessoa, que não foi identificada.
Em seguida, o homem pede para falar com o supervisor oficial dos policiais, quando é pego pelos cabelos e arrastado por um policial para fora do carro. “Alguém me ajude, eu sou um paraplégico, você pode me machucar!”, grita Clifford enquanto está sendo algemado no chão.
Segundo autoridades, o homem foi parado depois de ter saído de uma casa suspeita de tráfico de drogas. Após a abordagem, os policiais encontraram uma bolsa com mais de 20 mil dólares. Nenhuma droga foi achada no veículo de Clifford. “Eles me arrastaram como um cachorro, como um lixo”, disse.
Entretanto, o Departamento de Polícia de Dayton, já informou que vai investigar a abordagem contra o homem, que foi arrastado pelos cabelos e jogado no chão enquanto gritava por ajuda e repetia que tinha deficiência física. As imagens provocaram reacções em todo o país.
Fonte: Folha.com.br