Um homem, identificado como Marcus Paulo Lopes de Lima, foi preso com 21 armas – quatro fuzis, nove pistolas, seis revólveres e duas espingardas, além de um vasto arsenal de munições – em um apartamento na zona oeste do Rio de Janeiro, Brasil. A prisão em flagrante foi realizada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, a Desarme.
O suspeito é acusado de fornecer armamentos para grupos de extermínio. No tecto do apartamento foram encontrados quatro fuzis, rifles militares usados por exércitos e forças de segurança e uma das armas preferidas de criminosos ligados ao crime organizado. “Em outras partes do apartamento, foram encontrados ainda uma espingarda de uso militar, uma submetralhadora, seis revólveres, nove pistolas automáticas de grosso calibre e munições,” informa a polícia
O homem, pontua, já havia sido preso em 2019, durante uma investigação sobre um triplo homicídio ocorrido no município de Petrópolis, região serrana do Rio. Além disso, teve o seu registo de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), que permite o porte de armas, cancelado pelo Exército.
Os agentes também identificaram um volume incompatível de aquisições mesmo para um CAC legítimo. Nos últimos dois anos, o detido havia gastou quase R$ 300 mil na aquisição de projéteis, de diversos calibres, um valor incompatível com a prática esportiva regular.
Entre os anos de 2021 e 2024, foram adquiridas 46.834 munições, muitas de calibres restritos. Além disso, em 2019, um kit de recarga de munição e explosivos de fabricação caseira foram encontrados em uma residência de seus familiares, reforçando os indícios de atividades ilícitas.
C/Globo