Pelo segundo dia do Conclave, a meio da manhã desta quinta-feira, voltou a sair fumo preto da chaminé da Capela Sistina no Vaticano. Os 133 cardeais ainda não encontraram um nome que reuna os 89 votos necessários para definir o sucessor de Francisco na liderança da Igreja Católica, anunciou o Vaticano.
O fumo, que comunica o resultado da escolha do próximo Papa, começou a sair por volt das 11h50 de Roma e foi visível durante vários minutos. A segunda reunião à porta fechada, na Capela Sistina, incluiu dois sufrágios, insuficientes para que qualquer nome chegasse à maioria de dois terços dos votos (89).
Os cardeais começaram o dia com uma Missa na Capela Paulina e seguiram depois para a Capela Sistina, onde um novo momento de oração antecedeu o início ao processo eleitoral, que começou na tarde de ontem. A legislação de João Paulo II e Bento XVI sobre a eleição pontifícia prevê que haja um máximo de dois escrutínios, tanto na parte da manhã como na parte da tarde.
Milhares de pessoas estão reunidos na Praça de São Pedro, com os olhos postos na chaminé sobre a Capela Sistina. A queima dos boletins de voto e a produção do fumo decorre após os sufrágios. O fumo branco será confirmado pelo toque dos sinos, aguardando-se que entre a aceitação da eleição pelo novo Papa e o seu aparecimento público na varanda central da Basílica passe cerca de uma hora.
C/Vaticano News