Pub.
Mundo
Tendência

Ex-juiz federal acusa Trump de declarar guerra ao sistema judicial dos EUA

Pub.

O juiz aposentado do tribunal federal de apelações e proeminente acadêmico jurídico conservador J. Michael Luttig repreendeu a retórica do presidente dos EUA Donald Trump contra o judiciário federal em um artigo de opinião que alegou que o presidente está “declarando guerra” ao sistema judicial.

O presidente Trump não perdeu tempo em seu segundo mandato em declarar guerra ao judiciário federal da nação, à profissão jurídica do país e ao estado de direito. Ele provocou uma crise constitucional com seu impressionante ataque frontal ao terceiro ramo do governo e ao sistema de justiça americano”, escreveu Michael Luttig.

Publicidade

“A vítima pode muito bem ser a democracia constitucional pela qual os americanos lutaram na Guerra Revolucionária contra a monarquia britânica há 250 anos”, frisou, indicando que foi nomeado pelo ex-presidente George H. W. Bush, escreveu as críticas em um artigo de opinião do New York Times.

Lutting alertou que sem um “judiciário independente” para responsabilizar Trump, não há controle sobre o presidente e os legisladores, argumentando que as maiorias republicanas no Congresso “já demonstraram sua lealdade a ele”.

Publicidade

Nas últimas semanas, Trump pediu o afastamento de juizes que decidem contra ele, levando o presidente do Supremo Tribunal John Roberts a intervir e reagir contra o presidente em um movimento incomum. Advogados e funcionários de grandes escritórios de advocacia e faculdades de direito foram também visados 

O senador republicano John Curtis disse ao NBC que não adotaria a mesma abordagem de Trump quando se trata de decisões que vão contra ele em tribunais federais. “Se fosse eu, provavelmente — não estaríamos cutucando as pessoas que vão tomar decisões sobre mim. Mas esse sou eu, e o presidente vai fazer o que o presidente faz”, disse Curtis no domingo.

Publicidade

Curtis acrescentou que Trump pode falar sobre a destituição de juízes, mas isso exigiria dois terços do Senado e, “sabemos que isso não vai acontecer”.

C/ Agências Internacionais

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo