Em um intervalo de apenas 7h, as irmãs Edilaine Santos da Costa, de 36 anos, e Elaine Rodrigues dos Santos, 33, morreram de Covid-19 em Goiás, no Brasil. Testaram positivo na mesma época e morreram na sexta-feira, 30 de julho. Devido a doença, a mais velha, que estava grávida de 9 meses, precisou passar por uma cesárea de emergência e não chegou a conseguir cuidar do filho.
“Foram dias de muito sofrimento. Está sendo um momento muito difícil”, disse Érica Santos da Costa, irmã das duas mulheres, realçando que, como Edilaine, após passar pelo parto de emergência do filho, não podia ficar próximo dele, decidiu saiu da sua cidade, Pires do Rio, e ir para Morrinhos ficar em isolamento com a irmã na casa dela. Foi uma forma que encontraram de permanecer unidas, uma dando força à outra.
O estado de saúde da mais velha agravou e ela foi internada no dia 13 de julho num hospital de Morrinhos e depois foi transferida para um leito da unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital em Itumbiara. Mesmo com sintomas mais leves, a irmã mais nova também foi internada por garantia.
Edilaine foi intubada e a família acredita que a piora do quadro de saúde dela abalou o psicológico de Elaine, que enfrentava a doença em casa. Na quinta-feira, 29, a mais nova também precisou ser hospitalizada e transferida para uma unidade de saúde em Senador Canedo, em Goiana.
As duas irmãs acabaram por falecer no mesmo dia, com um intervalo de sete horas e foram enterradas no sábado, 31 de julho. Além da dor da despedida, a família ainda se preocupa com os pais das duas e o marido de Edilaine, que também estão com Covid-19. Estes se recuperam em casa.
Fonte: Metrópoles e G1