Pub.
Mundo
Tendência

Donald Trump vence primárias republicanas no Iowa

Pub.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump conseguiu uma vitoria esmagadora nas primárias republicanas no Iowa. O empresário, de 77 anos, arrecadou 51,1 por cento com quase 100% dos votos contados, deixando para trás o governador da Florida, Ron DeSantis, e a antiga governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora na ONU Nikki Haley.

De acordo com as agencias de noticias Fraance-Press e EFFE, Trump teve uma diferença de quase 30% em relação ao segundo lugar, ocupado por DeSantis (21,2%) e bastante superior à terceira posição, ocupada por Haley (19,1%). “Agora é o momento (…) de o nosso país se unir”, disse Trump aos apoiantes em Des Moines, capital deste estado do Midwest norte-americano.

Publicidade

“Éramos uma grande Nação há três anos e agora somos uma Nação em declínio”, afirmou o ex-presidente, após os resultados confirmarem a sua vitória. De seguida, fez uma série de promessas sobre o que faria num segundo mandato, incluindo a concessão de imunidade total aos agentes da polícia.

Trump apresentou o programa eleitoral, prometendo “fechar a fronteira” com o México e perfurar mais poços de petróleo. Garantiu que se sente “reforçado” e “honrado” e afirmou mais uma vez que o seu objetivo é “tornar a América grande novamente”, tal como diz ter feito durante o seu mandato.

Publicidade

Trump favorito dos republicanos

O presidente dos EUA, Joe Biden, apelou aos apoiantes para que façam doações à sua campanha, admitindo que a vitória de Donald Trump nas primárias do Iowa o torna no “claro favorito” do Partido Republicano nas presidenciais.

“Parece que Donald Trump acabou de vencer em Iowa. É o claro favorito do outro lado agora. Mas o problema é o seguinte: esta eleição sempre foi sobre tu (eleitor) e eu contra os republicanos extremistas do MAGA. Foi verdade ontem e será verdade amanhã”, disse Biden, referindo-se ao slogan usado por Trump ‘Make America Great Again’ (MAGA).

Publicidade

Nesse sentido, pediu aos apoiantes para contribuírem para a sua página de angariação de fundos, adicionando um link no seu perfil pessoal na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

C/Agências de notícias

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo