A polícia sueca deteve, esta quarta-feira, um jovem de 16 anos por suspeita de matar três num tiroteio que ocorreu na cidade de Uppsala, na Suécia, na terça-feira, segundo um procurador sueco, citado pela agência Reuters. O ataque, segundo informações da policia local, gerou pânico entre os moradores que se preparavam para as festividades da primavera conhecidas como Walpurgis.
De acordo com um comunicado, a polícia foi acionada por volta das 17h (local) após diversas ligações relatando sons de disparos. As autoridades confirmaram a morte de três pessoas e diversas outras pessoas feridas.
Informações da mídia local dão conta de que uma área extensa foi isolada para preservar o local dos fatos e uma investigação por assassinato foi aberta. Testemunhas relataram à emissora SVT que ouviram pelo menos cinco tiros e viram pessoas correndo para se proteger. Já a emissora TV4 disse que os disparos ocorreram dentro de uma barbearia e o suspeito fugiu de moto.
“Uma pessoa suspeita de assassinato foi presa”, disse o comandante da polícia Erik Åkerlund, em conferência de imprensa. “Está a ser conduzida uma investigação intensiva. Estamos a recolher informação e a polícia está a conduzir inquéritos porta-a-porta e a entrevistar testemunhas”, informou a Autoridade de Procuradoria Sueca. “Além disso, foram apreendidos telemóveis e outro material que está a ser analisado,” concluiu a mesma fonte.
Há mais de uma década que a Suécia vem sofrendo uma onda de violência relacionada com gangues O incidente de ontem vitimo três jovens com idades entre os 15 e os 20 anos.