Pub.
Mundo

Chadwick Boseman vence melhor actor dramático dos Globos de Ouro

Pub.

Chadwik Boseman ganhou, postumamente, o prémio de melhor actor em um filme dramático por sua atuação na adaptação de August Wilson “Ma Rainey Black Botton” na 78ª edição dos Globos de Ouro. A cerimónia, que foi socialmente distante, deu início à temporada de premiação deste ano com a distinção de “Nomadland”, “Borat Subsequent Moviefilme”, “The Crown” e “Chitt´s Creek”. A plataforma Netflix foi a grande vencedora da noite.

A gala foi apresentada por Tina Fey e Amy Poehler em diferentes lados dos Estados Unidos e viu os indicados caseiros aparecerem em vídeo remoto. O actor Chadwick foi um dos grandes vencedores da noite e a esposa recebeu o prémio em lagrimas. O melhor filme dramático, foi para o road movie de Cloé Zhao, “Nomadland”, um faroeste ambientado em turbulências económicas e luto pessoal. Zhao, uma cineasta nascida na China se tornou a primeira mulher de ascendência asiática a ganhar melhor director.

Publicidade

Com um tapete vermelho cancelado e estrelas discursado do sofá, o Globo perdeu um pouco do habitual glamour. Esta edição destacou-se pelos vencedores vestidos de forma informal e com seus cachorros. Enfrentando escassa competição dos estúdios tradicionais, os serviços de streaming dominaram e “Borat Subsequent Moviefilm” da Amazon melhor filme.

A Netflix, que chegou com 42 indicações, ganhou os principais prémios de TV. “The Crown” levou melhor série dramática, junto com vitórias de actuaçao para Josh O´Connor (Príncipe Charles), Emma Corrin (Princesa Diana) e Gillian Anderson (Margareth Thatcher); “The Queen´s Gambit” melhor serie limitada e melhor atriz na categoria por Anya Taylor e “Schitt´s Creek” ganhou melhor série de comédia em sua última temporada.

Publicidade

A Apple TV+ conquistou o seu primeiro grande prémio quando Jason Sudeikis foi anunciado como vencedor do prémio melhor actor em série de comédia com o streamer “Led Lasso”. A transmissão da NBC com tela dividida. Fey subiu ao palco em Nova Iorque, enquanto Poehler está na sede dos Globos, no Bevery Hilton. Ambas estavam mascarados, mas em estrelas.

Nas mesas, habitualmente ocupadas pela realeza de Hollywood, estavam socorristas e trabalhadores essenciais”, segundo anunciou Fey. De registar ainda algumas falhas de som durante a transmissão da cerimónia, que foi ainda marcado por críticas, inclusive dos apresentadores, devido a não nomeação para os Globos de Ouro de nenhum filme liderado por negros.

Publicidade

Segue-se agora o Óscar, que será realizado no dia 25 de abril.

C/Agencias Internacionais

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo